Leilões na prática: Parte 3 – Os Lances

O que significa dar um lance? 

Dar um lance significa fazer uma oferta para comprar um item em leilão. Geralmente, ocorrem múltiplos lances sucessivos, nos quais as ofertas se superam, até que o Leiloeiro encerre a disputa com a tradicional contagem e "bata o martelo", anunciando o vencedor do item. 

 

Como posso efetuar um lance? 

No leilão presencial, os lances podem ser feitos verbalmente ou por meio de gestos que indiquem a vontade de oferecer um preço. No leilão eletrônico (on-line), os participantes cadastrados podem efetuar seus lances diretamente na plataforma através do “Auditório Virtual” após efetuar login utilizando sua senha junto ao portal do Leiloeiro.  

 

Como é feito o pagamento do lance oferecido? 

Após o encerramento da disputa com a declaração do lance vencedor o arrematante receberá por e-mail a guia de depósito judicial e os dados e orientações para o pagamento da comissão do Leiloeiro. O prazo para pagamento das obrigações descritas é de 24 horas após o leilão. 

 

O pagamento do lance pode ser parcelado? 

A forma de pagamento estará estipulada no edital de leilão. Contudo, a maioria dos lotes poderão receber lances parcelados nos termos do art. 895 do CPC. Nesses casos, o interessado deverá efetuar o pagamento da entrada de no mínimo 25% do valor da arrematação + a comissão do Leiloeiro em 24 horas após o encerramento da hasta e o restante em no máximo 30 parcelas iguais e sucessivas, ou quantas forem determinadas pelo Juiz. 

 

E se eu não pagar pelo item arrematado? 

A inadimplência geralmente resulta em penalidades para o arrematante faltoso como: perda da entrada e da comissão paga ao Leiloeiro, multas, impedimento de participar de futuros leilões, execução do valor inadimplido, responsabilidade penal pelo crime de perturbação de leilão entre outros